Foi realizada em Novembro uma prova vertical com os vinhos Maritávora Grande Reserva de 2004 a 2016. Estes vinhos (denominados Reserva de 2004 a 2009), são feitos com uvas de uma pequena vinha velha plantada cerca de 1890. São muitas as castas plantadas, destacando-se a Códega do Larinho, Rabigato e Viosinho. Outras como o Gouveio, Malvasia Fina, Chasselas, Évora e Uva Salsa, também marcam presença.
Mercê da teimosia e carinho das três gerações femininas seguintes ao fundador José Junqueiro Júnior, chegou aos nossos dias esta mesma vinha com produção ininterrupta há quase 130 anos.
Com um rendimento baixíssimo, a produção anual varia entre 1000 e 2500 garrafas dependendo das condições de cada ano. As uvas são fermentadas em barricas de carvalho francês, estagiando cerca de cinco meses na barrica com uso de batonnage. Após o engarrafamento, na primavera seguinte à vindima, ocorre um estágio em garrafa no mínimo de 12 meses. São vinhos brancos de guarda que prometem grande longevidade.

Da autoria de Manuel Gonçalves da Silva, foi publicado um artigo na revista Visão de 21 de Dezembro, comentando esta prova.

 

EnglishPortugal