Vinhas

Quinta de Maritávora

Localizadas a uma altitude média de cerca de 500m, em solos xistosos com bastante pedregosidade, as vinhas ocupam uma área de cerca de 14 hectares.
A vinha branca, que dá origem ao vinho Maritávora Grande Reserva Vinhas Velhas Branco, é uma pequena vinha com menos de um hectare que permanece em produção há mais de 100 anos, apesar de outras vinhas que lhe estavam próximas terem sido já arrancadas e replantadas. Este pequeno tesouro foi mantido graças à perseverança e carinho de várias gerações. As vinhas tintas têm idades entre os 20 e os 70 anos.
O encepamento é baseado em castas típicas do Douro. A vinha não é regada e utiliza-se o sistema de condução Guyot. Os rendimentos são baixos, sendo utilizada monda de cachos. A maioria das operações, desde a poda à vindima, são realizadas manualmente, mantendo-se o respeito pelo meio ambiente desde há décadas.
Todas as vinhas da Quinta de Maritávora estão em modo de Agricultura Biológica.

Clima

A quinta de Maritávora situa-se no Douro Superior, terra muito quente de Verão e muito fria de Inverno. Aqui cumpre-se a máxima climatérica transmontana: ”9 meses de Inverno, 3 meses de inferno”!

Solo

A Maritávora tem um solo que é de se ver: pedregoso como muito poucos, é uma alegria de calhaus de xisto. Não parece ser importante, mas confere propriedades apreciáveis aos nossos néctares.

Freixo de Espada à Cinta

Localização

Mapa Portugal

Freixo de Espada à Cinta está inserido na província de Trás-os-Montes e Alto Douro, distrito de Bragança.
A Vila de Freixo de Espada à Cinta é uma terra de grande história, cheia de lendas e tradições.
É aqui que o rio Douro se torna internacional delimitando a fronteira entre Portugal e Espanha.

PortugalEnglish